Quando se pensa em atendimento médico de urgência e emergência no sistema público de saúde, toda melhoria é bem-vinda e impacta diretamente na qualidade do atendimento aos cidadãos. Em Contagem, tanto o Hospital Municipal (HMC) quanto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vêm passando por um processo de requalificação completo, incluindo reforma das estruturas e a modernização dos equipamentos, revisão dos processos e metodologias de atendimento aos usuários, além da qualificação dos profissionais.
Em visita à UPA Ressaca na tarde de terça-feira (4/1), a prefeita Marília Campos pôde conferir os avanços. “Fiquei muito feliz com o que ouvi, tanto dos médicos, enfermeiros e técnicos que atuam aqui, quanto dos usuários, que nos deram um retorno muito positivo, a começar pela redução do tempo de espera na recepção, que antes era alto e que hoje diminuiu bem”, afirmou.
Para se ter uma ideia do impacto positivo de pequenas mudanças, um bom exemplo é manter fixado nas áreas internas um quadro com o nome e foto do enfermeiro responsável de cada setor do turno, o que facilita para o usuário a comunicação e resolução de situações adversas. “Isso é fundamental para melhorar a qualidade do atendimento e toda a equipe está de parabéns”, destacou Marília Campos.
O tempo de espera na UPA Ressaca reduziu bastante. Nas áreas internas um quadro com o nome e foto do enfermeiro responsável de cada setor do turno,
o que facilita para o usuário a comunicação e resolução de situações adversas Fotos: Luci Sallum/PMC
Requalificação
Quem chega na UPA Ressaca em busca de atendimento já pode perceber algumas melhorias importantes, com a instalação, quase completa, da fachada em ACM (alumínio composto), que além de ser esteticamente mais bonita, contribui para regular melhor a temperatura interna da unidade. A recepção também está toda reformada e climatizada, oferecendo mais conforto e melhorando o acolhimento dos usuários.
Além disso, foram entregues, recentemente, as salas de observação pediátrica, masculina e feminina, os novos banheiros e dois abrigos de resíduos sólidos e hospitalares. A fachada em ACM está em fase final de implantação e a fundação para a cobertura de vidro já está em produção. O novo acesso de emergência e o refeitório também serão entregues em breve.
Mais conforto para usuários e colaboradores
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, está previsto, já para o próximo mês, a climatização das áreas internas da unidade, com a instalação dos equipamentos de ar-condicionado que já foram adquiridos pela Prefeitura. “Essa é mais uma etapa importante da requalificação, que vai impactar muito positivamente o acolhimento aos pacientes e acompanhantes que buscam atendimento aqui na Upa Ressaca”, ressaltou.
“Eu fico muito satisfeita em ouvir isso, pois esses dias estão mais fresquinhos. Contudo, nos dias de mais calor é vital para os pacientes ficarem em um local adequado e climatizado”, reforçou Marília Campos.